Quem é Jesus Cristo?
O centro e a circunferência da vida, não há nenhuma outra alternativa, senão Jesus Cristo.
Todas as outras coisas, incluindo aquelas relacionadas com Ele, são eclipsadas pela visão de sua incomparável pessoa, Deus colocou uma figura dele em nossa galáxia a fim de demonstrar o que Cristo é para nós, nós o chamamos de sol, sem o sol, a vida não pode existir no planeta terra dependemos dele para tudo, da mesma forma como o sol é o centro de nosso sistema, Jesus Cristo é o centro do universo e da vida.
Ele não possuía riqueza, poder, posição, prestígio ou influência do ponto de vista humano. Ele nunca recebeu treino especializado ou educação formal nas universidades do seu tempo. Até os trinta anos de idade, trabalhou como carpinteiro em Nazaré. Na infância, entretanto, preocupou um rei e confundiu os doutores no templo. Suas questões, parábolas e ensinos desafiaram os líderes religiosos do seu tempo, bem como as poderosas estruturas do sistema social e religioso do judaísmo do primeiro século. Como adulto, Ele governou o curso da natureza, acalmando a fúria dos ventos e das águas. Multiplicou pães e peixes para alimentar multidões famintas. Como nenhum outro monarca, repreendeu o vento, caminhou sobre as ondas revoltas do mar da Galiléia, fazendo das águas o seu tapete. Admirados os seus discípulos perguntavam entre si, “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mt 8:27), suas palavras eram tão impressivas, que mesmo os seus inimigos tiveram que admitir que “nenhum homem jamais falou como este homem” (Jo7:46).
Jesus Cristo nunca compôs uma música e jamais escreveu uma canção ou um livro. Contudo, proveu tema para mais canções, músicas, livros e poemas do que todos os compositores, escritores e poetas juntos. Nunca exerceu formalmente a medicina em qualquer consultório, mas curou multidões sem remédios e sem cobrar consultas ou honorários. Ao longo da história, Ele tem curado mais corações partidos que todos os psiquiatras e psicólogos. De fato, coração partido é a sua especialidade!
Ele nunca comandou um exército, nunca recrutou um soldado ou disparou uma só arma e, no entanto, nenhum outro líder jamais teve sob o seu comando mais voluntários. Aos seus pés mais rebeldes têm depositado suas armas do que sob as ordens de qualquer outro conquistador. Algo extraordinário em sua carismática personalidade tem atraído a milhões e inspirado a aliança, lealdade e reverência de homens e mulheres através dos séculos.
O nome dos filósofos, políticos, estadistas, mestres humanos, cientistas, escritores e teólogos despontam e desaparecem no corredor do tempo. Mas o nome de Jesus Cristo permanece para sempre atual. O próprio calendário está baseado em seu nascimento. Herodes não pôde matá-lo, o diabo não pôde seduzi-lo, a morte não pôde corromper o seu corpo e a sepultura não pôde retê-lo.
Por todos os critérios de avaliação, Ele é o personagem central da história.
Culto da mata.
São reuniões matinais onde o silencio e escuridão da madrugada, e a contemplação da luz do sol nascente propicia às pessoas um encontro especial com seu Criador Jesus, guiados pelo Espírito Santo a contemplação impactará a nossa espiritualidade e a oração a olhos abertos impactará nossa comunhão e fé.
Visão.
Grupo comprometido por incentivar momentos especiais de oração e adoração com o objetivo de propiciar um reavivamento e reforma na vida de cada cristão e atrair a convidados especiais que não iriam numa igreja.
Misão.
Receber o amor a Deus, a graça de Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo.
Alcançar um grande número de cristãos para prepararmos para os eventos finais e o retorno de Jesus.
Promover a intimidade entre cristão por meio do testemunho e confraternização.
Compreender a urgência do evangelismo das pessoas que dificilmente iriam numa igreja (Ensinar é como se a gente se dividisse em mil pedacinhos para viver no coração de outras pessoas.)
Preparação para eventos solidários e comunitários.
História.
O Culto da Mata iniciou-se com homens de Deus na antiga colina do Colégio Adventista Brasileiro.
Desde a década de 1930 homens como Moisés Nigri, Jerônimo Garcia, Luís Waldvogel e Sesóstris César costumavam acordar cedo e se embrenhar na mata que contornava a colina do CAB, depois IAE, hoje UNASP, para orar a Deus, e amanheciam orando.
No final dos anos 80 o professor José Umberto Moura, inspirado pela história desses pioneiros, convidou um grupo de alunos que participavam do Projeto Chuva Serôdia, para realizarem um culto na mata da Escola, acima do campo de piquenique. No dia 14 de dezembro de 1989 Moura entrou na mata, ainda bastante densa, em meio às árvores realizando o primeiro culto com estudantes do internato. A presença de Deus no local foi muito impressionante.
O ponto mais escuro é no momento em que acontece o alvorecer, e a luz de um novo dia raia. Parafraseando, poderíamos dizer: Cada pessoa chega ao Culto da Mata de madrugada, na escuridão, chega desiludido, ansioso, depressivo, doente, desenganado, sua vida está por um fio. Após ter cantado, orado, ter ouvido uma mensagem de Esperança... No alvorecer, tudo mudou! Na claridade de um novo dia, pela graça de Deus, tudo foi resolvido e verdadeiros milagres acontecem! Graças ao sincero interesse dos membros da Comunidade do Culto da Mata em interceder, em oração junto a Cristo, pelos amigos!
Base Bíblica.
Jesus Cristo foi muitas vezes visto voltando de Seus encontros especiais com o Pai. Passava longas madrugadas e, às vezes, noites inteiras em comunhão com Deus, para depois ministrar em favor das almas perdidas, aflitas e perturbadas pelo inimigo, curando enfermos e enfrentando demônios. E sempre Se saía vitorioso.
Há referências bíblicas àqueles que se apressam em buscar ao Senhor, que de madrugada O buscam. Esses O acharão. É particularmente na paz da madrugada, na noite silenciosa e profunda, na harmonia e na quietude da vida que mais facilmente podemos ouvir a voz de Deus e encontrar a Sua Pessoa.
"Amo os que de madrugada me buscam" (Provérbios 8:17).
Busca-O de madrugada para O servires, para O amares e para cedo veres os teus problemas resolvidos e o teu dia a dia normal - "Com minha alma Te desejei de noite e com o meu espírito, que está dentro de mim, madruguei a buscar-Te" (Isaías 26:9).
"Ó Deus, tenho necessidade de Ti!... Tu és o meu Deus, de madrugada Te buscarei; a minha alma tem sede de Ti: a minha carne Te deseja muito, numa terra seca como esta, onde não há água". (Salmo 63:1).
Oração.
Salmo 3:5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.
Consagrai-vos a Deus pela manhã. Faça disso sua primeira atividade e ore: 'Toma-me Senhor para ser teu inteiramente. Aos teus pés deponho todos meus projetos. Usa-me hoje em teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti'. Essa é uma questão diária. Cada manhã consagrai a Deus para esse dia. Peça-Lhe que examine todos os seus planos, para que eles sejam levados avante ou não, conforme a indicação de Sua providência. Assim, dia a dia poderá entregar nas mãos de Deus a sua vida, e ela se tornará cada vez mais semelhante ao modelo de Jesus. (E. White Caminho a Cristo, pág. 70.)
Não há em sua oração, nenhuma escusa, porque ele sabe que Deus não perdoa escusas, apenas pecados (A. Rodor).
Aquele que aceita a justiça de Cristo sabe que é um pecador, sem qualquer esperança em si. Mas, ao mesmo tempo, tem consciência de que, justificado pela graça, ele é exaltado por Deus à plena participação na família celestial.
Jesus era o mestre na arte de parar em reverencia e aceitação à pessoa humana, atribuindo valor aos que eram considerados sem qualquer valor. Jesus era especialista em atribuir valor aos “fragmentos” humanos.
Consagração.
Tive muitas coisas, aquelas que guardei em minhas mãos, eu as perdi. Mas tudo o que guardei nas mãos de Deus, ainda as possuo. (adaptado de M. L. King).
Invocação.
Entregamos a minha vida nas mãos de Deus.
Igreja adventista do sétimo dia
Os adventistas do sétimo dia, com mais de 17 milhões de membros no mundo, são uma igreja cristã protestante organizada em 1863 nos Estados Unidos. Tem como missão fazer discípulos de todas as nações, comunicando o evangelho eterno (Apocalipse 14:6-12,) convidando-as a aceitar a Jesus como Seu salvador pessoal , instruindo-as para servi-Lo como Senhor e preparando-as para Sua breve volta. Os adventistas crêem em uma vida integralmente dedicada a Deus nos aspectos físico, psicológico, emocional e espiritual. Os adventistas possuem um estilo de vida que envolve o descanso semanal no sábado, dia separado por Deus para um relacionamento maior com Suas criaturas. Confiam que Deus age em todas as áreas de sua vida e que Cristo voltará logo para dar a recompensa a todos, justos e injustos.
Somos primeiro adventistas (proclamando o retorno de Jesus Cristo) e logo, do sétimo dia (guardando o quarto mandamento como memorial e reconhecimento do nosso Criador)